A YART Yamaha venceu hoje (18) as 24 Horas de Spa-Francorchamps. A equipe austríaca, que representa a marca dos diapasões no Mundial de Endurance superou a F.C.C. TSR Honda France para vencer no mítico circuito belga pela primeira vez em 14 anos.
No ano passado, na etapa que marcou o retorno do Mundial de Endurance ao circuito de Spa-Francorchamps, a YART Yamaha também havia conquistado a pole, mas precisou abdicar da luta pela vitória devido a problemas mecânicos em sua YZF-R1.
Esse ano, a YART também garantiu a pole position, mas ficou para trás logo na largada. Mesmo assim, o quarteto, Niccolò Canepa, Marvin Fritz, Karel Hanika e Robin Mulhauser não se intimidou e não demorou muito para alcançar os primeiros colocados.
Quem liderava eram os campeões da F.C.C. TSR Honda, equipe francesa que representa a marca da asa no campeonato. O trio Josh Hook, Mike Di Meglio e Alan Techer comandou a corrida por 8 horas, mas problemas de escapamento forçaram uma parada mais longa do que o previsto nos boxes.
Isso permitiu que o quarteto da YART Yamaha assumisse a ponta, mas eles também tiveram sua cota de problemas. Um pneu furado, por exemplo forçou uma volta bem lenta aos boxes. Para a sorte deles, as outras equipes também tiveram diversos contratempos, como a Yoshimura SERT Motul.
Antiga representante oficial da Suzuki no campeonato, o trio Sylvain Guintoli, Gregg Black e Etienne Masson parou na garagem errada na primeira hora, precisou pagar um stop and go devido a um contato com outra moto e ficou três minutos na garagem para corrigir um problema na GSX-R1000R.
O infortúnio da equipe japonesa continuou quando sua moto precisou trocar a bomba d’água com três horas e meia restantes, o que definitivamente enterrou qualquer chance de vitória. Com isso, o trio oficial da BMW, Markus Reiterberger, Ilya Mikhalchik e Jeremy Guarnoni passou para terceiro.
Depois de largar apenas na nona posição, a equipe Kawasaki Webike Trickstar também conseguiu subir na classificação, apesar de uma queda precoce ter levado um de seus pilotos, Kazuki Watanabe para o Centro Médico. O japonês, entretanto, conseguiu voltar para a pista e terminou em quinto.
A equipe local KM99 teve uma noite e tanto. Saindo da 6ª posição no grid, eles chegaram a despencar para 14º graças a uma queda de Bastian Mackels na primeira hora e uma escorregada de Lucas Mahias na entrada do box após oito horas. Mas conseguiram se recuperar para finalizar em sexto.
Muita gente ficou para trás. A ERC Endurance, única equipe com uma Ducati Panigale V4 teve que desistir após quatro horas e os polacos da Wójcik Racing fizeram o mesmo depois de sete horas e meia. O Team Bolliger Switzerland também forçado a sair quando sua moto encalhou no cascalho após 18 horas.
Na categoria Superstock, a vitória ficou com a National Motos Honda, uma concessionária de motocicletas francesa, após uma batalha acirrada com o Team 33 Louit April Moto. Em terceiro ficou o time Honda No Limits, com a Chromeburner-RAC41-Honda no último lugar do pódio.
24 Horas de Spa-Francorchamps – Classificação Final (10 Primeiros)
- YART Yamaha Official EWC Team (Yamaha YZF-R1), 572 voltas em 24h01min17s766
- F.C.C. TSR Honda France (Honda CBR-1000RR-R), 571 voltas
- BMW Motorrad World Endurance Team (BMW M1000RR), 569 voltas
- Yoshimura SERT Motul (Suzuki GSX-R1000R), 567 voltas
- Kawasaki Webike Trickstar (Kawasaki Ninja ZX-10R), 562 voltas
- Team KM99 (Yamaha YZF-R1),561 voltas
- National Motos Honda (Honda CBR1000RR-R), 556 voltas
- Team 33 Louit April Moto (Kawasaki Ninja ZX-10R), 556 voltas
- Honda No Limits (Honda CBR1000RR-R), 553 voltas
- Honda Viltais Racing (Honda CBR1000RR-R), 552 voltas