A Yoshimura SERT Motul, ex-equipe oficial Suzuki, venceu as 24 Horas de Le Mans de moto, disputada nesse final de semana na França. O trio Gregg Black, Etienne Masson e Dan Linfoot se recuperou de uma queda precoce para voltar à liderança e vencer a BMW e Yamaha.
A sigla SERT significa Suzuki Endurance Racing Team e nomeava a equipe oficial da marca japonesa no Mundial de Endurance (FIM EWC). Depois que eles se retiraram de todas as competições em 2022, o time continuou operando como Yoshimura SERT Motul.
A estrutura permaneceu praticamente a mesma, contando com o apoio da fabricante de escapamentos japonesa Yoshimura e da fornecedora francesa de lubrificantes Motul, parceiras de longa data da Suzuki nas pistas. A motocicleta, GSX-R1000R também se manteve.
Nos treinos classificatórios, a equipe garantiu a segunda posição no grid de largada, atrás da Yamaha Austria Racing Team (YART), representante semi-oficial da marca dos diapasões, e a frente da F.C.C. TSR Honda France, com a mesma responsabilidade pela marca da asa.
O trio da YART, Niccolò Canepa, Marvin Fritz e Karel Hanika liderava com confortáveis quatro voltas de vantagem até a madrugada, quando Hanika caiu e danificou bastante a moto. O checo, inclusive, lesionou o ombro na queda e eles continuaram na prova com apenas dois pilotos.
Tal como a YART, a Yoshimura SERT Mutul também teve de recuperar tempo perdido, tendo anteriormente abandonado a luta pela liderança quando um problema no controle de tração fez com que Gregg Black caísse perto do final da terceira hora.
Decidida a vencer, a equipe BMW Motorrad World Endurance, do trio Ilya Mikhalchik, Sylvain Guintoli e Markus Reiterberger chegou a disputar a liderança, mas depois a M1000RR teve problemas no seu escapamento e eles acabaram perdendo algum tempo.
A Kawasaki Webike Trickstar, do trio Gregory Leblanc, Christian Gamarino e Roman Ramos manteve-se em terceiro por um tempo, mas ficou para trás com problemas no seletor de marchas e no escapamento antes de recuperar o quarto lugar, faltando três horas para o fim.
Campeã no ano passado, a F.C.C. A TSR Honda France estava firmemente na luta pela vitória quando Mike Di Meglio caiu cno início da segunda hora de corrida. Além disso, eles tiveram diversos contratempos mecânicos abandonando a prova a menos de duas horas do final.
Dessa forma, Black, Linfoot e Masson tiveram apenas que se manter na pista, longe de maiores contratempos para vencer 47ª edição da corrida, após 857 voltas pelo circuito Bugatti e 27 paradas nos boxes. Eles também haviam vencido em 2021 e 2022.
Guintoli, Mikhalchik e Reiterberger ficaram em segundo apenas uma volta atrás, distância pequena em uma corrida de 24 Horas. Mesmo com apenas Canepa e Fritz, a YART concluiu a prova na terceira posição, embora com um atraso de cinco voltas.
Um dos maiores nomes do Endurance em motos, Grégory Leblanc não obteve a desejada sexta vitória, mas seu quarto lugar ainda representou um forte início de temporada com a Kawasaki Webike Trickstar. Apenas 27 de 48 motos viram a bandeirada de chegada.
24 Horas de Le Mans – Classificação Final (10 primeiros)
- Yoshimura SERT Motul, Suzuki, 857 voltas em 24h00min21s
- BMW Motorrad World Endurance Team, BMW +1 volta
- Yamaha Austria Racing Team, Yamaha + 4voltas
- Kawasaki Webike Trickstar, Kawasaki +13 voltas
- National Motos, Honda +17 voltas
- Tati Team Beringer Racing, Honda +18 voltas
- Team Bolliger Switzerland, Kawasaki +20 voltas
- BMRT 3D Maxxess Nevers, Kawasaki +21 voltas
- Chromeburner-RAC 41, Honda +22 voltas
- Motobox Kremer Racing #65, Yamaha +32 voltas