A Triumph Motorcycles apresentou hoje (16) um pequeno teaser em que apresenta, pela primeira vez, o seu novo quadro e motor monocilíndrico de 250cc para correr em campeonatos de motocross no ano que vem.
É claro que detalhes técnicos importantes não foram informados, mas já deu para ver que a motocicleta utilizará um quadro do tipo berço semi-duplo de alumínio e não cromo-molibdênio como a KTM. A cabeça de direção é uma continuidade do tubo principal, uma inovação.
Honda, Kawasaki e Yamaha, em contraste, continuam o quadro em duas partes diretamente da cabeça de direção, o que torna a frente bem rígida. Com sua estratégia, a Triumph tenta agradar os pilotos que andam pesadamente sobre a roda dianteira mantendo a mesma tração e feedback.
Quanto ao motor, os detalhes são mais escassos, com o piloto de testes Ricky Carmichael apenas dizendo: “O motor tem um caráter próprio e foi projetado para permitir que pilotos de todos os níveis de habilidade andem de moto. É leve e compacto, e a entrega de potência é perfeita para todos os tipos de pilotos.” Versões de 250cc e 450cc serão fabricadas.
Depois de vencer com facilidade ralis menores, como o Norra Mexican 1000 e o Baja Aragón, a Triumph se animou em alçar voos mais altos e agora pretende ingressar no Mundial de Motocross (categoria MX2) e no AMA Supercross, nos EUA. Para isso, eles se cercaram de pilotos com currículo na área, como Ivan Tedesco, Clement Desalle, Ricky Carmichael e Ivan Cervantes.