Foram descobertos registros de patente da BMW que revelam o desenvolvimento de uma tecnologia híbrida incorporada ao tradicional motor “Boxer” de dois cilindros opostos que equipa a icônica R1200GS.
Apesar de a patente ter sido descoberta apenas na semana passada, os registros foram originalmente feitos no escritório de patentes da Alemanha em 8 de agosto de 2017. Os quatro desenhos descobertos pelo Motorcycle.com detalham a presença de um adaptador, que forneceria energia elétrica à roda traseira da big trail.
Esse adaptador abriga um sistema de engrenagens epicíclicas e uma embreagem deslizante com limitador de torque. Através deste conjunto, o motor elétrico pode acionar o virabrequim, fornecendo energia através de uma embreagem e transmissão convencionais para o eixo de transmissão.
Isso elimina a necessidade de um motor de partida separado e capacita o adaptador a atuar também como um gerador, convertendo a potência mecânica do motor em eletricidade. Modular, o dispositivo está sendo projetado para ser incorporado em outros modelos da linha BMW.
A patente ainda descreve o potencial do motor, que produz um torque máximo 20% acima de um convencional ou 200% do pico de torque de um motor elétrico. O adaptador também ajuda a manter o sistema geral compacto eliminando a necessidade de redesenhar o restante da motocicleta.
Essa não é a primeira vez que uma BMW híbrida é noticiada. Em 2017, a própria marca havia divulgado a “R1200GS xDrive Hybrid”, uma piada de 1º de abril na qual a motocicleta teria um motor elétrico na roda dianteira para fornecer tração quando necessário.
A brincadeira enganou algumas pessoas, em parte porque tinha um elemento de verdade. Algumas patentes sobre o assunto já haviam sido registradas em 2015 e até a Wünderlich, tradicional empresa de customização de BMW apresentou um conceito no Salão de Milão.
Desde então, no entanto, a BMW se concentrou em outros projetos, como o “ShiftCam” das novas R1250GS apresentadas no final do ano passado. As patentes do motor híbrido ainda são bastante cruas e básicas, mas esta pode ser a nova direção que o motor boxer deverá tomar nos próximos anos.