O CEO da Harley-Davidson Jochen Zeitz compareceu à final da MotoGP no último fim de semana em Barcelona. Um acordo comercial está em andamento para colocar a categoria “King of Baggers” na Europa em 2025.
Na presença do CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta, e do seu filho Carlos (diretor da empresa de marketing da MotoGP), Zeitz confirmou as intenções da empresa de Milwaukee de trazer o campeonato que acontece como preliminar do MotoAmerica nos EUA.
“Já tivemos a oportunidade de ver a nossa King Of Baggers competir no programa de MotoGP nos EUA. Acreditamos nesta série. É inovadora, desempenhamos um papel decisivo na sua formação – e também gostaríamos de ver esta série internacionalmente“, disse Zeitz. “A conexão com a Liberty Media também poderia liberar mais energia aqui.”
A King Of Baggers começou há alguns anos quase como uma brincadeira no circuito de Laguna Seca. Para a surpresa de todos, a recepção foi muito boa e hoje é um campeonato bem disputado no MotoAmerica, entre a Harley-Davidson e a Indian. Sim, os rivais também estão nesse barco.
“A Harley-Davidson é uma marca conhecida e inspiradora. No entanto, nem todos terão em mente a grande história do fabricante nas corridas, mas vamos mudar isso”, disse o CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta. “A Harley desempenha um papel extraordinário nos EUA e essa é uma das razões pelas quais queremos estabelecer uma colaboração de longo prazo”.
A graça é contornar as limitações técnicas das baggers – que pesam cerca de 240 quilos – e seus alforjes laterais pelos circuitos de competição. E, como toda boa competição, a evolução foi notável: na última etapa em Austin, os melhores pilotos foram apenas 5 segundos mais lentos do que a Moto2.
Assim que a aquisição da Dorna pela Liberty Media for concluída, o importante mercado norte-americano tornar-se-á um foco ainda maior de atividades no meio da MotoGP. Certamente a Harley-Davidson está de olho nessa oportunidade para renovar o seu público.