A primeira etapa do Campeonato Mundial de Motociclismo acontece no próximo fim de semana, no Catar, e uma das estreias mais importantes é a da Pirelli, que será a fornecedora de pneus exclusiva das classes Moto2 e Moto3.
A empresa italiana, que entra no lugar da Dunlop, já é conhecida da Dorna, pois fornece pneus para o WorldSBK há alguns anos. A expectativa é alta para a primeira etapa no circuito de Losail, localizado no meio do deserto e que deposita grandes quantidades de areia na pista.
“Losail é um circuito que conhecemos bem porque corremos lá no WorldSBK e na F1“, disse o diretor esportivo da Pirelli, Giorgio Barbier. A amplitude térmica entre as sessões no início e no final do dia e, sobretudo, a areia que muitas vezes é depositada na pista pelo vento, têm sempre um impacto significativo no desgaste dos pneus e implicam maior dificuldade na gestão das pressões. A areia torna o asfalto muito escorregadio e isso muitas vezes resulta em granulação e degradação térmica acentuada.“
Os pneus disponíveis para 2024 são o Diablo Superbike Slick na dianteira, em compostos SC1 (macios) e SC2 (médios) para ambas as classes. Na traseira, serão compostos SC0 (macios) e SC1 (médios) para Moto2 e SC1 e SC2 para Moto3.
Para pista molhada haverá o “Diablo Rain”, no composto SCR1, para a dianteira e traseira. No GP do Catar, os pilotos da Moto3 também terão um composto traseiro de especificação mais dura do que as outras, o que pode ser inestimável para o desgaste dos pneus, especialmente nas primeiras sessões.
“Com o objetivo de limpar a pista, nas primeiras sessões será recomendado aos pilotos fazerem as curvas com raios constantes, tentando gerir melhor o desgaste dos pneus e provavelmente usando soluções mais duras, razão pela qual para a Moto3 trouxemos um desenvolvimento traseiro mais protegido ao desgaste. A evolução da pista é geralmente boa, mas da noite para o dia há sempre o risco de que o vento possa depositar areia, limitando os benefícios da borracha acumulada na pista“, adicionou Barbier.
A expectativa da Pirelli é alta porque, ao contrário da MotoGP (que usa pneus Michelin), as classes Moto2 e Moto3 não testaram no circuito de Losail esse ano. Mas os testes pré-temporada em Jerez e Portimão foram encorajadores, com vários recordes de volta sendo quebrados.