A Suzuki confirmou hoje (27) a chegada da nova geração da Hayabusa 1340 às concessionárias brasileiras a partir do próximo mês. O preço de lançamento do “falcão penegrino” é de R$ 124.500,00.
Apresentada internacionalmente em fevereiro do ano passado, a nova Hayabusa é visualmente muito parecida com a geração interior. Também foi mantido o aclamado motor de 4 cilindros em linha, assim como o mesmo quadro em dupla trave de alumínio e o braço oscilante.
Mas as mudanças são mais profundas do que parece. O motor, embora desenvolva ligeiramente menos potência (192,6 cv e 15,8 kgf.m de torque), atinge as mesmas velocidades, tem mais torque na faixa intermediária e polui menos, já que atende aos requisitos do Euro5. O sistema de exaustão é totalmente novo.
A carroceria, embora parecida, foi retrabalhada no túnel de vento e corta o ar com mais facilidade, além de refrigerar melhor o motor. Para completar, a Suzuki equipou a Hayabusa com o que havia de mais moderno em termos eletrônicos graças a uma nova centralina Bosch.
Isso habilitou a moto a ter 10 níveis de controle de tração, quickshifter bidirecional, antiwheelie, controle de torque do motor de três modos, além de controle de largada, controle de cruzeiro, ABS em curvas e muito mais. Tudo é visualizado através de uma pequena tela no centro do painel que manteve velocímetro e conta-giros analógicos.
Foi uma longa espera para os seus inúmeros e devotados fãs, levou um ano e meio, mas o falcão finalmente aterrissa nas concessionárias da J. Toledo na segunda quinzena de agosto a partir de R$ 124.500,00 (sem frete incluso). As cores anunciadas são preta, prata e branca.