Um recall está em andamento nos Estados Unidos para a Suzuki GSX 1340R Hayabusa, dos novos modelos, 2021 e 2022. O problema acontece no cilindro mestre do freio dianteiro.
De acordo com a Agência Norte Americana de Segurança no Trânsito (NHTSA), uma lacuna entre as pastilhas dos freios dianteiros e os discos pode estender a distância necessária para parar além do recomendável, o que aumenta o risco de colisão.
Isso acontece porque o cilindro mestre do freio dianteiro está com o orifício de sangria na posição errada, que pode fazer com que a porta fique bloqueada e resultar em um espaço entre a pastilha do freio dianteiro e os discos. Uma situação risco ainda mais em um veículo que beira os 300 km/h.
Dessa forma, a motocicleta não cumpre os requisitos do Padrão Federal de Segurança de Veículos Automotores dos Estados Unidos, número 122, referente a “Sistemas de Freio de Motocicleta”. Por isso, a NTHSA emitiu a ordem de Recall à Suzuki Motor USA.
Para remediar a situação, os concessionários Suzuki irão substituir o corpo do cilindro mestre do freio dianteiro, se necessário, de forma gratuita. Os proprietários já vem sendo notificados desde 1º de março de 2023. O número potencial de unidades afetadas é de 2.552.
Venerada nos quatro cantos do mundo, a Hayabusa ganhou uma nova geração em 2021, que chegou ao Brasil em 2022. De acordo com a Abraciclo, cerca de 150 unidades do modelo novo foram comercializadas no Brasil no ano passado. De modo que seus proprietários devem ficar atentos.