A Triumph apresentou ontem, na Índia, os primeiros frutos de sua parceria com a Bajaj Auto, a Speed 400 e a Scrambler 400X. Visualmente idênticas à suas irmãs maiores, as motocicletas prometem acirrar a briga com a Royal Enfield.
Anunciada em 2019, a joint venture entre a Triumph e a Bajaj Auto demorou a decolar, muito em virtude da pandemia de coronavírus no meio do caminho. Os primeiros protótipos foram avistados apenas esse ano, mas os modelos finalizados surpreendem.
Os engenheiros britânicos e indianos mandaram muito bem no design, criando praticamente uma versão miniaturizada da Speed Twin 900 e da Scrambler 1200. Estão lá o tanque em formato de amendoim, o farol redondo, os garfos invertidos, o bom acabamento que ninguém deve reclamar.
O motor, no entanto, é a parte mais interessante. Ambas são impulsionadas por um monocilíndrico de 398 cm³ com refrigeração líquida, cabeçote com duplo comando (DOHC) de quatro válvulas e um eixo balanceador de rotação contrária para amenizar as vibrações.
A performance informada é 40 cv a 8.000 rpm e 3,1 NM de torque a 6.500 rpm. Assim como nos modelos maiores, as tampas são revestidas a pó preto, as aletas de resfriamento são usinadas e a tampa do alternador tem formato triangular.
Ambas também compartilham o mesmo chassi, uma nova coluna híbrida e quadro de aço tubular de perímetro com um subquadro traseiro aparafusado. Os freios traseiros são os mesmos para as duas, discos de 230 mm com pinças flutuantes.
A instrumentação combina um velocímetro analógico com um mostrador LCD integrado que informa a rotação, nível de combustível e marcha selecionada. Há ainda uma porta USB para conectar um dispositivo eletrônico. Os modelos 400 são pré ativados para punhos aquecidos opcionais.
Falando em parte eletrônica, ambos os modelos incluem um sistema de gerenciamento de motor ride-by-wire da Bosch, controle de tração comutável e um ABS de canal duplo (que pode ser desativado na Scrambler 400X para uso off-road).
Uma embreagem deslizante reduz o esforço da alavanca e ajuda a evitar que a roda traseira trave durante as reduções de marcha. A iluminação é totalmente em LED e ambos os modelos vêm de fábrica com trava de direção e imobilizador antirroubo.
Diferenças
Bem, com tantas semelhanças, quais as diferenças entre elas? Os garfos da Scrambler 400X são mais avançados e a moto utiliza uma corrente mais longa, resultando em uma maior distância entre eixos. Na dianteira a Triumph instalou bengalas invertidas Showa Big Piston Fork de 43 mm, enquanto um único amortecedor com reservatório externo e pré-carga ajustável fica na parte traseira.
A Scrambler 400X também usa uma roda fundida de 19 polegadas, com um pneu Metzeler Karoo Street nas medidas 100/90-19 e vem com um disco de freio de 320 mm (em comparação com o disco de 300 mm da Speed 400). A roda traseira utiliza um pneu 140/80 R17.
Com 55,8 polegadas, a distância entre-eixos da Scrambler é 1,6 polegadas mais longa que a Speed 400. O assento, com 32,8 polegadas, é mais alto e as pedaleiras são mais largas e baixas. Combinada com um guidão mais alto, o modelo oferece ergonomia mais natural para uma pilotagem em pé.
Mais comportada e urbana, a Speed 400 oferece uma posição de pilotagem neutra, com seu guidão de alumínio posicionado ligeiramente mais baixo e mais à frente do que na Scrambler. O assento fica a 31,1 polegadas do chão e a maioria dos usuários deve achar fácil colocar os dois pés no chão.
A roda dianteira na medida 110/70-17 está equipada com uma pinça de quatro pistões e um disco de 300 mm, um pouco menor que a Scrambler. A roda traseira, do tamanho 150/60-17, vem com um disco de 230 mm e pinça de pistão simples. Os pneus são Metzeler Sportec M9RR.
Outras características incluem alças de apoio para o garupa, canos de freio de malha trançada (para diminuir o fading em uso severo) e um escapamento mais simples, de ponteira única, enquanto a Scrambler 400 tem dupla saída.
O tanque de combustível é o mesmo para as duas e comporta 12,9 litros. Já o peso, com todas essas diferenças difere um pouco: 170 kg para Speed 400 e 179 kg para a Scrambler. De acordo com a Triumph, esses valores já são em ordem de marcha.
A Speed 400 virá em três opções de cores: Phantom Black, Carnival Red e Caspian Blue. Já a Scrambler 400 possui três combinações diferentes: Phantom Black e Silver Ice; Matt Khaki Green e Fusion White; e Carnival Red e Phantom Black.
Os modelos estarão disponíveis na Índia em julho de 2023 e em outros mercados em 2024. Sempre em dia com as novidades do exterior, a Triumph do Brasil afirma que as motocicletas devem aterrissar por aqui também, provavelmente no segundo semestre do próximo ano.
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