Os organizadores do Mundial de Endurance (FIM EWC) anunciaram hoje (29) que a temporada 2021 voltará a ter o formato convencional, ou seja, durante o verão europeu. O objetivo é facilitar o transporte entre os países, já que a pandemia ainda será uma realidade no próximo ano.
Desde 2016, o Mundial de Endurance estava adotando um formato que a temporada começava em um ano e terminava no outro, aproveitando a ausência de corridas (e o inverno europeu) para correr na Ásia. Mas com as restrições de viagens devido ao Coronavírus ficou impossível manter esse formato.
“Ainda não deixamos a pandemia para trás, mas garantir a continuidade do esporte continua sendo uma prioridade para 2021”, disse François Ribeiro, diretor da Eurosport Events, promotora do campeonato. “Cada corrida será realizada conforme programado, independentemente das condições de presença dos espectadores nos circuitos e o calendário de 2021 ajudará as equipes a manterem seus gastos sob controle.“
Serão apenas cinco etapas, quatro delas em solo europeu. A primeira, as 24 Horas de Le Mans acontece entre 17 e 18 de abril. Em seguida as 8 Horas de Oschersleben, na Alemanha, no dia 23 de maio. A próxima será a tradicional 8 Horas de Suzuka, que teve a data antecipada para 18 de julho para não coincidir com o início das Olimpíadas de Tóquio.
O retorno à Europa acontece entre 18 e 19 de setembro com as 24 Horas de Bol D’Or, na França e o término acontece em Portugal com as 12 Horas de Portimão em 16 de outubro, etapa que estreou em 2020 e manterá seu lugar no calendário. Por outro lado, as 8 Horas de Sepang ficou de fora, devido as medidas do governo malaio.
“Todas as grandes corridas clássicas do campeonato estão de volta para oferecer aos fãs um espetáculo emocionante antes das primeiras 24 Horas de Spa-Francorchamps em junho de 2022”, antecipou Ribeiro. O circuito belga acertou uma reforma para começar a receber corridas de moto nos próximos anos.