As últimas contratações para 2025 foram bem surpreendentes. Então, que tal darmos uma olhada no panorama geral para a próxima temporada até o momento? Há espaço para mais movimentações interessantes.
Com a confirmação de Marc Márquez na Ducati e de Jorge Martin na Aprilia, as principais peças do quebra-cabeças foram definidas e as próximas podem se movimentar mais rapidamente. Isso aconteceu hoje (13) com o anúncio de Enea Bastianini e Maverick Viñales na Tech3 KTM.
Então, o que temos a partir de agora? As equipes oficiais da Ducati e da KTM estão fechadas, já que o time principal laranja já confirmou Brad Binder e o novato sensação, Pedro Acosta, para 2025. Vamos olhar primeiro para as estruturas de fábrica.
Na Aprilia, a saída de Viñales abre uma cobiçada vaga na segunda motocicleta mais competitiva da atualidade, a RS-GP. Quem será o companheiro de Jorge Martin? Essa é, sem dúvida, uma das perguntas mais importantes que tentaremos responder nas próximas semanas.
Na Yamaha, Fabio Quartararo já está garantido até pelo menos 2026. O francês, campeão de 2021, foi o primeiro a renovar, ainda em abril desse ano. Mas Alex Rins assinou um contrato de apenas um ano com opção de renovação. Existe, portanto, a possibilidade de saída.
Na Repsol Honda (que pode deixar de ser Repsol em 2025), apenas Luca Marini deve ficar, já que assinou um contrato de dois anos. Completamente desanimado, Joan Mir não deve permanecer e pode ser um dos pivôs das próximas movimentações.
Vamos passar para as equipes independentes. A Pramac é a principal delas já que disputou o título do ano passado e faz o mesmo esse ano. Franco Morbidelli assinou um contrato de apenas um ano. Eles ainda podem trocar o maquinário Ducati por Yamaha. Incógnita total.
Se a Pramac for de Yamaha, quem pode se beneficiar é a Gresini, que receberia duas Ducati GP25 novinhas. Uma delas deve ser de Fermin Aldeguer, que já tem contrato assinado. Por outro lado, o contrato de Alex Márquez termina esse ano e sua renovação não está garantida.
Na VR46 Team, que decidiu continuar com maquinário Ducati, tanto Marco Bezzecchi quanto Fabio di Giannantonio estão negociando o futuro. Se ambos saírem uma coisa é certa: os novos pilotos seriam italianos oriundos da academia de pilotos de Valentino Rossi.
A Trackhouse Racing, também tem um mar aberto a sua frente. Os contratos de Miguel Oliveira e Raul Fernandez se encerram esse ano e a equipe norte-americana não esconde sua vontade de trazer o conterrâneo Joe Roberts e o protegido de Davide Brivio, Joan Mir.
Por fim, a LCR-Honda tem apenas Johann Zarco garantido para 2025. Takaaki Nakagami deve sair, mas como essa vaga é bancada pela HRC, é grande a possibilidade de que seja outro piloto japonês, notadamente Ai Ogura, que vem correndo bem na Moto2.