Mattieu Lussiana venceu hoje (25) o Grande Prêmio de Santa Cruz do Sul, sétima e penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade (Moto1000GP) no Rio Grande do Sul. Com o resultado, o francês garantiu também o título da categoria, pelo segundo ano consecutivo.
Lussiana, que já havia garantido a pole position com volta recorde ontem (24) perdeu a liderança na largada, para Marco Solorza, Miguel Praia, Luciano Ribodino e Diego Pierluigi, o único que tinha condições de prorrogar a decisão de título para a última etapa em Curitiba (PR).
Solorza começou a perder ritmo e foi ultrapassado por Praia, Pierluigi e Lussiana, que assumiram as três primeiras posições. O francês, no entantosabia que tinha velocidade de sobra e logo superou a todos, se estabelecendo em uma liderança folgada que manteria até a linha de chegada.
A briga ficou pelo segundo lugar entre Praia, Pierluigi, Solorza, Ribodino e Martin Solorza, que se aproximava rápido na quinta posição. Solorza começou a se recuperar e ultrapassou Praia, que por sua vez foi ficando para trás, perdendo todas as posições de ponta. O primeiro brasileiro era Wesley Gutierrez em sétimo, seguido de perto por Danilo Lewis.
Martin Solorza, aos poucos ia chegando nos ponteiros, após ultrapassar Ribodino e ficar em quarto. Seu irmão, Marco Solorza fazia a mesma pressão em Pierluigi, brigando ferozmente pelo segundo lugar. A ultrapassagem aconteceria apenas na linha de chegada após muita briga.
Sem ser incomodado, como em todas as outras provas da temporada, Lussiana cruzou a linha de chegada com 4s655 de vantagem para Solorza e Pierluigi. Martin Solorza foi o quarto, Ribodino o quinto e Praia o sexto. Gutierrez e Lewis confirmaram a sexta e sétima posições respectivamente.
Este é o segundo título consecutivo de Lussiana no Brasil, um piloto de renome internacional que costumava competir no acirrado campeonato britânico de superbikes. A prova de Santa Cruz também viu o título de Nick Iatauro, que chegou em 11º pela categoria EVO. Confira aqui os resultados completos.
A GP Light viu a prova mais tranquila do dia graças a Marcelo Dahmer. O gaúcho, que já havia marcado a pole position ontem (24) usou e abusou do seu conhecimento extra do autódromo de Santa Cruz do Sul para vencer com dez segundos de vantagem para Jean Vieira e Henrique Castro, que completaram o pódio. Aqui você vê toda a classificação.
Na GP600, a vitória ficou com Juan Solorza. O argentino liderou a prova desde a largada, mas foi acompanhado de perto pelo uruguaio Maximiliano Gerardo. O Brasil, no entanto pode comemorar também graças à terceira posição do gaúcho Pedro Sampaio. Na categoria EVO, a vitória ficou com Flavio Pavanelli. Veja aqui a classificação.
Na GPR250, a vitória ficou com Brian David. O jovem piloto da equipe “Estrella Galicia 0’0 By Alex Barros” já havia largado na pole position, entretanto perdeu a ponta na largada para Tom e Meikon Kawakami. David, contudo conseguiu recuperar as posições perdidas e vencer com três segundos de vantagem para os dois irmãos. O piloto agora assumiu a liderança do campeonato com 6 pontos de vantagem para Tom Kawakami. Confira os resultados aqui.