A Pierer Mobility, empresa controladora da KTM, Husqvarna, GasGas e 50,1% da MV Agusta anunciou uma queda nas vendas gerais e já disse que fará cortes de empregos na Europa, com a produção sendo movida cada vez mais para a Ásia.
Após três anos de recordes de vendas, a empresa disse que esse ano os números “desaceleraram significativamente”, tanto nos EUA quanto na Europa, com volumes totais de vendas previstos para cair de 10% a 15% abaixo dos níveis anteriores.
“Com o crescimento nos números de vendas nos últimos dez anos, o número de funcionários na subsidiária de motocicletas KTM AG mais que dobrou”, começou o comunicado. De fato, acompanhamos esse crescimento aqui, aqui e aqui.
“Devido à indústria de fornecedores cada vez mais frágil na Europa, o Pierer Mobility Group está utilizando as condições econômicas favoráveis nessas regiões [Índia e China] para garantir sua competitividade. Uma indústria de fornecedores eficiente e de alta qualidade está sendo estabelecida lá.”
Inicialmente uma pequena fábrica na cidade austríaca de Mattighoffen, a KTM passou a ser administrada por Stefan Pierer em 1992 e pouco a pouco tornou-se em uma das marcas líderes de motocicletas premium na Europa, rivalizando com Ducati e BMW.
Nos últimos anos, em busca um crescimento ainda maior, eles estabeleceram parcerias com a chinesa CFMoto e a indiana Bajaj Auto, que passaram a produzir os modelos de menor custo. No Brasil, a KTM está a caminho de voltar com uma fábrica no Polo Industrial de Manaus.