A Honda efetuou o registro das patentes de uso da sigla “CBR500R Four” nos escritórios japoneses. A expectativa é de que a fabricante faça uma rival de quatro cilindros para a Kawasaki Ninja ZX-4R.
O registro foi feito no dia 5 de novembro, no escritório de propriedade intelectual do Japão. Em agosto, a Honda há havia feito o mesmo para a sigla “CBR400R Four” dando a entender que eles realmente querem garantir essas marcas para si nos próximos anos.
Isso quer dizer que eles irão lançar duas motos, de 400cc e 500cc? Não exatamente. O que acontece é que no Japão (e em outros países asiáticos), a tributação é maior, além de estarem em classes de licenciamentos diferentes, afastando-se do público alvo.
Por isso, eles produzem a mesma moto, mas com o deslocamento volumétrico levemente reduzido, de acordo com a região. É o que acontece agora com o modelo CBR500R de dois cilindros, que é vendido como CBR400R no Japão, embora o modelo seja o mesmo.
A própria Kawasaki fez isso com a sua Ninja, que em alguns mercados tem apenas 250cc (ZX-25R), mas no ocidente ganhou uma versão aumentada para 400cc (ZX-4R). Se a Honda seguir a diante com seus planos, é esse modelo que eles deverão tomar como referência.
E quais são os números da ZX-4R? 80 cv a 15.000 rpm, com o “Ram Air” bombando a pleno e uma taxa de compressão bem alta, 12,3:1. O peso em ordem de marcha é de 188 kg. Certamente a Honda viria com números semelhantes ou próximos a isso.
Como geralmente é o caso, um registro de marca registrada mas não significa necessariamente que ele progredirá para ser um modelo de produção, apenas que um modelo está em desenvolvimento ou que a empresa queira garantir os seus direitos em um futuro próximo. O popular “vai que…”
Mas o fato de duas marcas registradas semelhantes terem sido registradas tão próximas uma da outra sugere, no mínimo, que o desenvolvimento está em andamento e que a Honda o está preparando para os mercados doméstico e internacional.