A Honda apresentou novos pedidos de marca registrada para duas novas siglas, “CL500” e “NX500”, sugerindo que pode estar se preparando para expandir sua linha 500cc com novos modelos scrambler e dual sport.
De acordo com o Motorcycle.com, a marca “CL500” foi registrada em 17 de março no Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia, enquanto que a sigla “NX500” foi garantida em 2 de maio, bem como no Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos EUA.
É bem provável que ambas sejam impulsionadas pelo mesmo motor de dois cilindros e 471 cm³ que equipa a CB500F, CB500X e CBR500R, todas um sucesso de vendas ao redor do globo desde a sua reintrodução em 2013. Recentemente atualizadas, e procurando economizar nos custos, a Honda pode estar tentando espremer mais desse limão.
A sigla CL remonta bastante à história da Honda, começando com a Dream CL72 Scrambler de 1962 (acima), um modelo de 247cm³ baseado no CB72 Hawk reforçado para lidar com o uso off-road. É perfeitamente possível, portanto, que a nova CL500 venha a ser uma scrambler.
A sigla NX também tem uma rica história, com uma série de motocicletas de apelo Off-Road, mas comportadas o suficiente para a cidade. O modelo mais conhecido é provavelmente a NX650 Dominator, produzida de 1988 a 2003. No Brasil tivemos a NX200 e a NX350 Sahara, ambas sucesso de vendas nos anos 1990.
Você pode se perguntar: e a CB500X? Certamente a NX500 seria bem mais Off-Road, com rodas raiadas de 21 e 18 polegadas e suspensão alta. No exterior, o modelo poderia substituir a XR650L de longa duração em mercados onde não é mais oferecida devido a padrões de emissões mais rígidos.
Não há nenhuma indicação de quando iremos ver esses novos modelos. Mas uma adaptação aos respectivos estilos não seria de grande dificuldade para a Honda, de modo que o lançamento não necessita de tantos testes e desenvolvimento. Se os japoneses se dedicarem, é algo que não deve demorar muito.