A Honda surpreendeu hoje (7) no Salão de Milão ao anunciar o fim da CB 500X, a bem sucedida crossover média da marca. Mas não se preocupe: a motocicleta continua agora com a sigla NX500 e um punhado de atualizações.
Decidida a embarcar no apelo retrô que tanto se aproveitam as marcas europeias, a Honda decidiu trocar a sigla CB500X (na qual deriva da CB500R) para ressuscitar a linha NX tão conhecida dos brasileiros nos anos 1990, com modelos como NX200 e NX350 Sahara.
No exterior, é claro, as referências são outras, como a icônica NX 650 Dominator, aventureira de médio porte que fazia dupla com a Africa Twin e a Transalp nos anos 1980. É provável que a nova NX 500 não chegue a ter esse nome, mas a Honda definitivamente mostrou o caminho a seguir.
Voltando para a CB500X, quer dizer, NX500, a motocicleta está com o visual renovado, claramente inspirado no design da nova Transalp 750, amarrando bem todo o conceito por trás da mudança. O conjunto óptico dianteiro tem curvas mais nítidas e afiadas.
Atrás do para-brisa encontramos um painel TFT de 5 polegadas legítimo, nada de um LCD negativado como a Honda vinha utilizando. Graças à conectividade com o smartphone são possíveis funções como navegar, fazer chamadas, ouvir música, enviar mensagens de texto e muito mais.
Para controlar tudo, há um interruptor retroiluminado de 4 vias no guidão, mas o controle de voz também é possível e parece ser recomendado – tendo em vista o menor potencial de distração, desde que você tenha um fone de ouvido Bluetooth com entrada de áudio no capacete.
O motor de dois cilindros em linha e 48 cv não foi alterado, mas a centralina eletrônica recebeu atualizações e a motocicleta agora conta com controle de tração. Há também novas configurações de injeção que visam otimizar a aceleração.
Além disso, a coordenação da suspensão e do amortecimento dianteiro e traseiro foi ajustada para melhorar ainda mais a qualidade da condução. A altura do assento foi ligeiramente reduzida de 834 mm para 830 milímetros, tornando a NX 500 ainda mais adequada para iniciantes.
Comparada com a sua antecessora, CB500X, a nova NX 500 é três quilos mais magra. Como, já que a moto tem mais apetrechos eletrônicos? A Honda afirma que conseguiu essa redução instalando novas de alumínio fundido mais leves.
Na Europa, a Honda vai oferecer a NX 500 em três cores, “Grand Prix Red”, “Matt Gunpowder Black Metallic” e “Pearl Horizon White”. Há também 4 pacotes de equipamentos: Adventure, Travel, Urban e Confort. A marca japonesa ainda não anunciou o preço.