A Ducati fez sua estreia no Off-Road no último fim de semana, no Campeonato Italiano de Motocross Prestige com Alessandro Lupino, que levou o modelo Desmo450 MX imediatamente ao sucesso.
Lupino, ex-piloto do Campeonato Mundial de MXGP e vencedor do Motocross das Nações de 2021, conseguiu levar a Desmo450 MX à pole position da classe MX1 no sábado (16) e à vitória em sua primeira corrida competitiva de motocross no primeira moto no domingo (17).
Infelizmente, um mau começo na segunda corrida significou que Lupino não conseguiu selar a vitória geral, mas ficou em segundo lugar com 1-7 finalizações no dia. A vitória geral foi conquistada por Isak Gifting (Yamaha) que subiu para 450cc este ano vindo da MX2.
“Parabéns a todos os caras que trabalharam nesse projeto, pois em pouquíssimo tempo criaram uma moto espetacular, com muito potencial, fazendo um trabalho incrível“, disse Lupino. “Infelizmente, a segunda bateria não correu como eu gostaria: errei na largada e não consegui me recuperar. Mas tudo bem, agora os engenheiros têm os dados para analisar duas situações completamente diferentes!“
Apresentada no mesmo evento que as equipes de fábrica da Ducati WorldSBK e MotoGP em janeiro, a Desmo450 MX é a primeira investida da fabricante de Bolonha no universo do motocross, uma praça lucrativa que eles pretendem investir de agora em diante.
“Este fim de semana em Mântua escrevemos mais um capítulo na história da Ducati“, disse o CEO da empresa, Claudio Domenicali. “Melhor tempo nos treinos livres, pole e vitória na primeira manga são verdadeiramente uma estreia que corresponde às expectativas. Parabéns a Alessandro e toda a nossa equipe off-road, um começo fantástico para uma nova história de esporte e paixão.”
A próxima etapa do Campeonato Italiano de Motocross está marcada para os dias 27 e 28 de abril, no circuito de Cingoli. Eles continuarão disputando o restante da temporada, antes da estreia no Mundial de MXGP prevista para 2025.