A BMW aproveitou para lançar essa semana, em casa, no Salão Internacional de Colônia, na Alemanha a versão 2015 da S1000RR, uma das superesportivas mais aclamadas do momento. A moto ficou ainda mais leve e potente.
A marca da Bavária conseguiu extrair 6 cavalos extras do motor de 999 centímetros cúbicos e quatro cilindros. Eles também submeteram a S1000RR à uma rígida dieta, aliviando 4 kg. Agora, são 204 kg em ordem de marcha.
A redução de peso foi conseguida graças à um novo quadro em dupla trave de alumínio (que possui uma geometria inteiramente revista) e a um novo sistema de escapamento. Só essa peça é responsável pela perda de 3 kg.
Já a maior potência foi garantida com um novo cilindro mestre, uma arvore de manivelas revista e válvulas de admissão mais leves. O motor também está ‘respirando’ melhor graças à uma nova caixa de ar, rendendo agora cerca de 199 cv com um torque de 11,5 kgf.m, totalmente disponível à partir de 9.500 rpm.
Mas o que sempre diferenciou a S1000RR da concorrência foi sua forte eletrônica embarcada, com múltiplas regulagens. No novo modelo, os recursos estão ainda mais trabalhados, e a moto recebe suspensão semi-ativa (DDC), controle de tração segunda geração, quickshifter, e novos modos de condução.
O ABS da Bosch, também é de uma geração mais nova. O sistema agora praticamente ‘se comunica’ com o controle de tração e com a suspensão semi-ativa através de sensores, tornando o comportamento da moto ainda mais linear – e seguro.