Um ano atrás revelamos a chegada de uma nova BMW R1300GS através de protótipos em testes. Agora, a motocicleta reapareceu praticamente pronta indicando que o lançamento está próximo.
Embora uma lona oculte grande parte da motocicleta, a tradicional silhueta bicuda da GS está evidente, com o largo motor ‘boxer’ à mostra e uma boa altura em relação ao solo para encarar qualquer terreno. E mesmo coberta, há uma variedade de detalhes interessantes a explorar.
Este modelo em específico está com rodas de liga e pneus para asfalto – embora seja provável que uma versão de rodas raiadas também fique disponível. As pinças de freio parecem ser novas, embora permaneçam como um design radial de quatro pistões.
Também podemos ver um módulo eletrônico, montado sob o cone do nariz dianteiro entre os garfos, que pode fazer parte de um novo sistema de controle de cruzeiro assistido por radar, O dispositivo já está disponível na R1250RT, KTM 1290 Super Adventure e Ducati Multistrada V4S.
Uma olhada mais aprofundada no cockpit confirma que a nova R1300GS terá um painel digital de TFT como antes, provavelmente a mesma tela de 10,25 polegadas da RT e do scooter CE 04 elétrico, além de um para-brisa regulável em altura de forma elétrica.
Mas a grande novidade é mesmo o motor. Novos pontos de fixação indicam que a estrutura tubular de aço antiga foi fortemente ajustada ou completamente substituída. O propulsor, que segundo a imprensa alemã tem 1.291 cm³, encaixa-se no chassi como um membro estressado da estrutura.
Outra evidência de que o motor está pronto para produção vem dos coletores de escapamento polidos e do silenciador Akrapovič de saída dupla. Não espere que o aumento de cilindrada signifique muito mais potência, com as mudanças provavelmente feitas para cumprir as últimas leis de emissões.
Com a Ducati ganhando muita notoriedade nas últimas semanas com a sua World Premiere online, a BMW Motorrad não quer ficar atrás. O contra-ataque deve vir forte nas próximas semanas com uma série de novidades, incluindo uma nova M1000R, uma S1000RR atualizada e essa R1300GS.