A BMW Motorrad apresentou ontem (28) a R12 S, versão café racer da motocicleta que tem como inspiração o modelo R 90S dos anos 1970. O modelo destaca-se principalmente pela sua chamativa cor laranja.
A motocicleta é baseada na R12 nineT roadster apresentada no ano passado (não na sua versão custom disponível no Brasil) e apresenta o mesmo motor “Boxer” de 1.170 cm³ refrigerado a ar/óleo que rende 94 cv de potência máxima. O chassi também é o mesmo.
A R12 S diferencia-se por sua carroceria no estilo Café Racer, especialmente o conjunto óptico dianteiro com farol redondo e bolha fumê. A cor laranja metálico homenageia o original “Daytona Orange” da R 90S 1975, embora aqui ela seja chamada de “Metallic Lava Orange”.
Esse laranja bem brilhante é complementado por listras vermelhas duplas , que contornam seções prateadas (alumínio escovado) no tanque de combustível e na rabeta traseira. As costuras na almofada do assento de couro legítimo também são laranjas.
Tanto o guidão quanto os tubos dos garfos invertidos têm acabamento em preto – ajudando a contrastar com a pintura laranja. Também vêm em preto fosco as tampas da bobina de ignição esquerda e direita, o parafuso de enchimento do óleo e as tampas dos cilindros.
Complementando o clima retrô, o painel é composto por dois copinhos com mostradores analógicos (de verdade) com as informações sendo feitas através de telinhas de LCD. A moto recebe ainda rodas raiadas do BMW Option 719 Classic II com aros anodizados e pneus sem câmara.
Mas há também uma dose de tecnologia na mistura, com o pacote Confort opcional da BMW vindo de série nesse modelo – o que inclui os sistemas Hill Start Control, Shift Assistant Pro (popularmente chamado de quickshifter), manoplas com aquecimento e controle de cruzeiro.
A BMW R 12 S chega aos concessionários europeus em março de 2025 por impressionantes 22.000 euros (mais custos de entrega adicionais) dependendo do país. Para se ter uma comparação, a R12 convencional custa aproximadamente 17.000 euros.