Se você é proprietário de uma BMW antiga, prepare-se para comparecer à concessionária mais próxima. A divisão brasileira da marca alemã anunciou ontem (17) um mega recall envolvendo diversos modelos (quase todos importados) fabricados entre 1996 e 2008.
Linha F
Os modelos F 650 GS e F 650 CS, fabricados entre 2000 e 2002, estão sendo convocados devido a riscos de perda de eficiência de frenagem na roda traseira, desligamento repentino do motor e vazamento de combustível na região da bomba de combustível. Os reparos incluem a instalação de clipe de reforço na balança traseira, substituição do diodo do relé principal e reparo do flange da bomba de combustível.
Os modelos F 650 GS e F 650 GS DAKAR, fabricados em 2006, estão sendo convocados para substituição da parte inferior do quadro. O risco envolvido é de queda repentina do veículo enquanto o veículo permanece estacionado ou no momento em que o piloto e garupa montarem no veículo.
Já os modelos F 800 S, F 800 GS e F 650 GS, fabricados entre 2006 e 2008, estão sendo chamados devido a riscos de bloqueio da roda traseira, possível perda repentina da força motriz e instabilidade direcional. Os reparos incluem correção na rota do tubo de respiro do tanque de combustível; substituição dos elementos de fixação da coroa traseira; verificação e, se necessário, substituição do eixo da roda dianteira.
Linha G
As motocicletas G 650 Xchallenge, G 650 Xmoto e G 650 Xcountry, fabricadas entre 2006 e 2008, são convocadas para substituição da mangueira de saída da bomba de combustível; substituição do espaçador da corrente de transmissão final e da pala do amortecedor traseiro (apenas modelo Xchallenge); verificação e, se necessário, reparo do cubo da roda traseira. Os riscos envolvem o bloqueio da roda traseira, vazamento de combustível e travamento do amortecedor traseiro.
Linha K
As motocicletas K 1200 RS, K 1200 S e K 1200 R, fabricadas entre 1997 e 2006, são convocadas em razão de riscos associados à perda de controle do veículo e redução na eficiência de frenagem dianteira.
Os reparos necessários incluem a verificação e, se necessário, substituição da bomba de óleo; verificação e eventual correção do torque dos parafusos de ajuste dos manetes de freio e embreagem; substituição do parafuso banjo e dos discos de freio dianteiros.
Linha R
Os modelos R 1100 R e R 1100 S, fabricados entre 1996 e 1998, devem ser encaminhados a uma concessionária autorizada para verificação e, se necessário, substituição ou correção dos seguintes componentes e sistemas: chicote do canhão de ignição e chicote elétrico; amortecedor dianteiro; junta esférica no pedal do freio traseiro; conjunto do distribuidor de combustível. Os riscos estão associados com o desligamento repentino do motor, perda de controle do veículo, falha no acionamento do sistema de freio traseiro e vazamento de combustível, respectivamente.
Já os modelos R 1200 C, fabricados entre 1997 e 2000, devem ser avaliados para substituir as chapas de apoio e fixação do banco do passageiro; refazer a rosca e substituir os elementos de fixação da mesa superior; verificar e, se necessário, corrigir o torque dos parafusos de ajuste dos manetes de freio e embreagem. O risco decorrente da falta desses reparos é a perda de controle do veículo.
Os modelos R 1150 GS, R 1150 GS Adventure, R 1150 RT e R 1150 Rockster, fabricados entre 1999 e 2003, participam do recall para instalação do coxim e, se necessário, substituição da tubulação do fluído de freio dianteiro; instalação de disco distanciador e, se necessário, substituição da roda fônica e sensor do ABS; substituição do flexível de freio da roda traseira; correção da rota dos cabos do sistema de ignição. Os riscos estão associados com a redução na eficiência de frenagem dianteira ou traseira e desligamento repentino do motor.
Os modelos R 1200 GS e RT, fabricados entre 2004 e 2005, devem comparecer à rede de concessionárias para os seguintes reparos: verificar e, se necessário, substituir a junta da bomba de combustível; instalar as coberturas das polias do cabo do acelerador; verificar e, se necessário, substituir o parafuso banjo no flexível de freio dianteiro; corrigir a rota do chicote do sensor do ABS dianteiro. Os riscos estão associados com o desligamento repentino do motor, perda do controle do veículo e redução na eficiência de frenagem dianteira.
Os modelos HP2 Enduro, fabricados entre 2005 e 2006, são chamados para substituir os anéis de vedação e espaçamento do sensor do ABS da roda traseira e substituir o parafuso dianteiro de fixação do paralever. Os riscos estão associados com a possível derrapagem da roda traseira. Os modelos R 1200 GS e R 1200 GS Adventure, fabricados em 2008, são convocados para substituição do módulo do ABS. Os riscos estão associados com a redução na eficiência de frenagem.
Os proprietários devem entrar em contato imediatamente com um concessionário autorizado da marca para agendar gratuitamente a verificação e, se necessário, o reparo dos componentes que podem apresentar inconformidades técnicas, não se descartando risco de acidentes e danos físicos e/ou materiais aos ocupantes das motos e a terceiros. O tempo total de reparo é de até 2 horas (linhas F e G), e de 3 a 4 horas (linhas K e R).
Agendamento
Os proprietários devem entrar em contato imediatamente com um concessionário autorizado da marca para agendar gratuitamente a verificação e, se necessário, o reparo dos componentes que podem apresentar inconformidades técnicas, não se descartando risco de acidentes e danos físicos e/ou materiais aos ocupantes das motos e a terceiros. O tempo total de reparo é de até 2 horas (linhas F e G), e de 3 a 4 horas (linhas K e R).
Para verificar se sua unidade está dentro do sequenciamento de chassis ou, para mais informações, acesse aqui, clicando na opção Serviços e Acessórios, Recall e Consulta de Recall, ou entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente BMW, exclusivo para Recall, 0800 019 7097, de 2ª a 6ª feira, das 8 às 19 horas. Veja abaixo a lista de modelos afetados com os respectivos anos de fabricação, códigos de chassis não sequenciais e os eventuais riscos e reparos necessários:
MODELO | CHASSIS | PRODUÇAO | TOTAL | RISCO | REPARO |
F 650 GS |
ZE34412 a ZE40106 |
04/2000 a 01/2002 |
5
|
Perda de eficiência de frenagem na roda traseira | Instalação do Clipe de Reforço na Balança Traseira |
F 650 GS
|
ZE34412 a ZE40106 | 04/2000 a 01/2002 |
2
|
Desligamento repentino do motor | Substituição do Diodo do Relé Principal |
F 650 CS
|
ZH02483 a ZH04383 |
04/2000 a 01/2002 |
3 |
Vazamento de combustível na região da bomba de combustível |
Verificação e Reparo do Flange da Bomba de Combustível |
F 650 GS / F 650 GS Dakar |
ZR99855 / ZP96084 |
06/2006 |
2 |
Queda repentina da moto quando ela estiver parada ou no momento em que piloto e garupa montam |
Substituição da Parte Inferior do Quadro |
F 800 S
|
ZP19668 a ZP20182 |
09/2006 a 09/2008 |
5 |
Bloqueio na roda traseira | Alteração na Rota do Tubo de Respiro do Tanque de Combustível |
F 650 GS / F 800 GS
|
ZT31680 / ZT68436 a ZT71827 |
09/2006 a 09/2008 |
2
|
Bloqueio da roda traseira ou perda repentina de força motriz |
Substituir os elementos de fixação da coroa traseira. |
F 800 GS |
ZT68436 a ZT71827 |
09/2006 a 09/2008 |
4
|
Instabilidade direcional | Verificar e, se necessário, substituir o eixo da roda dianteira |
G 650 Xchallenge
/ G 650 Xmoto |
XA80327 a XA82524 / XB00970 a XB02246 |
11/2006 a 10/2008
|
4 |
Vazamento de combustível. |
Substituir a mangueira de saída da bomba de combustível |
G 650 Xchallenge
|
XA81530 |
11/2006 a 10/2008
|
1 |
Bloqueio da roda traseira | Verificar e se Necessário Reparar o Cubo da Roda Traseira |
G 650 Xcountry
/ G 650 Xchallenge / G 650 Xmoto
|
XC00017 a XC02001 / XA80327 a XA82524 / XB00970 a XB02246 |
11/2006 a 10/2008
|
60 |
Vazamento de combustível / travamento do amortecedor traseiro (apenas modelo Xchallenge) | Substituir o espaçador da corrente de transmissão final / substituir a pala do amortecedor traseiro (apenas modelo Xchallenge) |
R 1100 R
|
0368708 a ZC08200 |
04/1996 a 08/1998
|
11
|
Desligamento repentino do motor | Verificar e, se necessário, substituir o canhão de ignição e o chicote elétrico |
R 1100 R
|
ZC08200 |
06/07/1998
|
1 |
Perda de controle do veículo | Verificar e, se necessário, substituir o amortecedor dianteiro |
R 1200 C
|
ZB00450 a ZB16889 | 05/1997 a 11/2000
|
12
|
Perda do controle do veículo | Substituir as chapas de apoio e fixação do banco do passageiro |
R 1100 S
|
ZA80502 a ZA82203 |
04/1996 a 08/1998
|
35
|
Falha no acionamento do freio traseiro | Garantir a Fixação da Junta esférica no pedal do freio traseiro |
R 1100 S
|
ZA80502 a ZA82203 | 04/1996 a 08/1998
|
10
|
Vazamento de combustível | Substituir o Conjunto do Distribuidor de Combustível |
R 1150 GS
|
ZE01263 a ZL60887 |
07/1999 a 09/2003
|
33
|
Redução na eficiência de frenagem dianteira | Instalar o coxim e, se necessário, substituir a tubulação do freio dianteiro |
R 1200 C
|
ZB00450 a ZB16889 |
05/1997 a 11/2000
|
64
|
Perda do controle do veículo | Refazer a rosca e substituir os elementos de fixação da mesa superior |
R 1150 GS Adventure
|
ZH54323 |
05/09/2002
|
1 |
Redução na eficiência da frenagem traseira | Instalar o disco separador e, se necessário, substituir a roda fônica e sensor do ABS |
R 1150 GS Adventure
|
ZH50142 |
10/01/2002
|
1 |
Redução na eficiência de frenagem traseira |
Substituir o flexível de freio da roda traseira |
R 1150 GS / R 1150 GS Adventure / R 1150 RT / R 1150 Rockster
|
ZE01263 a ZL60887 / ZH50142 a ZH59521 / ZK58571 / ZJ48924 a ZJ48932 |
07/1999 a 09/2003
|
11 |
Desligamento repentino do motor |
Corrigir a rota dos cabos do sistema de ignição |
R 1200 C
|
ZB00450 a ZB16889 |
05/1997 a 11/2000
|
40 |
Perda do controle do veículo | Verificar os parafusos de ajuste dos manetes de freio e embreagem |
R 1200 GS
|
ZL25450 a ZR35161 | 01/2004 a 09/2005
|
10
|
Desligamento repentino do motor | Verificar e, se necessário, substituir a junta da bomba de combustível |
R 1200 GS
|
ZL28450 |
25/03/2004
|
1 |
Perda do controle do veículo | Instalar as coberturas das polias do cabo do acelerador |
R 1200 GS / R 1200 RT
|
ZL25450 a ZR35161 / ZM01305 a ZM13606 |
01/2004 a 09/2005
|
27
|
Redução na eficiência de frenagem dianteira | Verificar e, se necessário, substituir o parafuso banjo |
R 1200 GS / R 1200 RT
|
ZL25450 a ZR35161 / ZM01305 a ZM13606 |
01/2004 a 09/2005
|
28
|
Redução na eficiência de frenagem dianteira |
Corrigir a rota do chicote do sensor do ABS dianteiro |
R 1200 GS / R 1200 GS Adventure
|
ZU10115 a ZU13324 / ZU50714 a ZU51522 |
01/2008 a 02/2008
|
16 |
Redução na eficiência de frenagem |
Substituir o módulo do ABS |
HP2 Enduro
|
ZL00219 a ZL01713 |
08/2005 a 01/2006
|
2 |
Derrapagem da roda traseira |
Substituir os anéis de vedação e espaçamento do sensor do ABS da roda traseira |
HP2 Enduro
|
ZL00219 a ZL01713 | 08/2005 a 01/2006
|
5 |
Derrapagem da roda traseira | Substituir o parafuso dianteiro de fixação do paralever |
K 1200 RS
|
ZA20166 a ZA31420 |
01/1997 a 01/2006 |
41
|
Perda de controle do veículo | Verificar e, se necessário, substituir a bomba de óleo |
K 1200 RS
|
ZA20166 a ZA31420 |
01/1997 a 01/2006 |
41
|
Perda de controle do veículo | Verificar os parafusos de ajuste dos manetes de freio e embreagem |
K 1200 S / K 1200 R
|
ZR81720 a ZR81815 / ZN11661 a ZN16362 |
01/1997 a 01/2006 |
4 |
Redução na eficiência da frenagem dianteira | Verificar e, se necessário, trocar o parafuso banjo e os discos de freio dianteiros |