A Kawasaki anunciou hoje (24) que vai levar a Bimota ao Mundial de Superbike (WorldSBK) a partir de 2025. A equipe passará a se chamar “Bimota by Kawasaki Racing Team” e terá chassi italiano e motor japonês.
Desde 2019 a Kawasaki detém a maioria das ações da Bimota, fabricante italiana fundada por Valerio Bianchi, Giuseppe Morri e Massimo Tamburini em 1973 que estava inativa. De lá para cá, eles já lançaram três modelos, a sobrealimentada Tesi H2, a retrô KB4 e a crossover Tera.
De acordo com o comunicado, uma nova motocicleta será desenvolvida em conjunto pela Bimota e pela Kawasaki, com o objetivo de destacar o trabalho artesanal das máquinas italianas, além de aumentar o interesse e a presença de mercado global da marca.
“A Bimota tem uma reputação invejável de excelência em design e fabricação de motocicletas“, disse Hiroshi Ito, presidente da Kawasaki. “Como parte da nossa visão para a evolução desta marca mundialmente famosa, vemos as corridas como o próximo passo lógico em termos de desenvolvimento de produtos, bem como de exposição da marca no cenário global.“
“A Bimota tem as corridas como parte do seu DNA desde o primeiro dia e competir no WorldSBK ao mesmo tempo que desenvolve a nossa nova gama de produtos e expande a rede de concessionários europeia e global tem uma lógica inegável“, disse o CEO da Bimota Pierluigi Marconi. “Agora é hora de dar o próximo passo em nossa evolução.“
“Estamos orgulhosos de fazer parte de uma nova era formando a infraestrutura da nova Bimota by Kawasaki Racing Team“, disse o diretor da equipe Guim Roda. “Estou confiante de que temos a tecnologia e os recursos humanos necessários para ter sucesso e será uma experiência nova e energizante colocar em campo uma impressionante equipe a partir de 2025” completou.
A mudança põe fim à história da Kawasaki Racing Team em primeira pessoa, uma equipe que nasceu para competir na MotoGP 2002. Em 2010, eles mudaram o foco para o WorldSBK conquistando os títulos de 2013, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020 com Tom Sykes e Jonathan Rea.
Já a Bimota venceu o Mundial de 350cc de 1980, com Jon Ekerold e a Fórmula 1 TT com Virginio Ferrari em 1987. No WorldSBK, a marca venceu sete corridas no primeiro ano do campeonato em 1988 com Davide Tardozzi (atual chefe da equipe Ducati) e Stephane Mertens. A última vitória aconteceu com o recém falecido Anthony Gobert em Phillip Island, 2000.